Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 30 de maio de 2015

Lembranças Copa 82 será revivida no meu Mundial de Botões

A primeira rodada da V Edição de Copa do Mundo de Oficiais, de Botões para Sempre, foi um sucesso. No Estádio Centenário, 90 mil pessoas viram a 'Celeste Olímpica' empatar com a perigosa Escócia por 1 a 1. Uma grande partida de Pedro Rocha. O time uruguaio mostrou um preparo físico invejável e jogou melhor. No Grupo B, a seleção canarinho deu o troco em cima da "Laranja Mecânica" e ganhou de 1 a 0, com gol de Éder. No ano passado a Holanda eliminou o Brasil, na segunda fase. E, numa virada histórica, aconteceu a primeira zebra do Mundial: a África do Sul, da Crakes, bateu de virada a toda poderosa Alemanha Oriental, da Brianezi, por 3 a 1. Grandes jogos! Hoje a postagem é de uma partida que ainda acontecerá em 'Botões para Sempre'. Aproveito para reviver o que aconteceu entre Argélia e Alemanha Ocidental, em 1982, na Copa da Espanha. Estas duas seleções se enfrentarão na Copa de 'Botões para Sempre'.
Lembranças de 1982
Era pequeno na época, mas me lembro de todas as partidas daquele Mundial inesquecível. A Copa do Mundo de 1982 na Espanha teve a primeira vitória de uma equipe africana sobre uma europeia na história da competição. E não foi uma vitória qualquer: a Argélia, estreante em Copas, bateu a bicampeã mundial Alemanha Ocidental por 2 a 1 em Gijón, no Estádio El Molinón. Aquela vitória seria fundamental para a sequência de acontecimentos que levou a Alemanha Ocidental e Áustria chegarem à última rodada sabendo exatamente o que precisavam fazer para ambas se classificarem e deixarem a Argélia de fora da competição, fazendo o que ficou conhecido como “o jogo da vergonha”. Os alemães liderados em campo por Karl-Heinz Rummenigge acabaram derrotados pela Argélia. Madjer abriu o placar para a seleção argelina aos nove minutos do segundo tempo. Rummenigge ainda conseguiu empatar, aos 22, mas nem teve tempo para comemorar, pois Belloumi marcou logo em seguida o gol mais importante da história de seu país em Copas. Apesar da boa campanha, a Argélia acabou eliminada por conta de um complô entre Alemanha Ocidental e Áustria. No último jogo do Grupo B, uma vitória por 1 a 0 dos alemães levaria os dois times à próxima fase. E foi justamente o que aconteceu: depois do gol marcado aos dez minutos do primeiro tempo, as equipes passaram a tocar a bola no meio de campo, ouvindo sonoras vaias e decretando o final do sonho argelino de seguir na competição.
Argélia e Alemanha Ocidental, em 1982. Esta partida também acontecerá em Botões para Sempre, no grupo C
As seleções de 82, por Moisés Correia, by 'Botões & Esquadrões'
Argélia, da Ki-Gol, anos 90. E a toda poderosa Alemanha Ocidental, extinta, feita pela Brianezi em 1990, com arte da camisa da Copa da Itália, daquele mundial que seria o último a se chamar Alemanha Ocidental.
Gombfoci 1982 - Al. Ocidental, by András

Nenhum comentário:

Postar um comentário