Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

MTK - 'Magyar Testgyakorlók Köre' Budapest FC - Hungria - Raridade original da Bolagol 1970/80

Botões para Sempre traz o time húngaro MTK produzido pela saudosa Bolagol e mostra uma postagem especial da história do clube em homenagem ao meu amigo David Ribeiro, colaborador do blog, que me deu muita força para encontrar esta relíquia antiga do Leste Europeu. Taí, David, valeu! Agradeço também ao excelente livro "As melhores seleções estrangeiras de todos os tempos", do jornalista Mauro Beting, que me possibilitou fazer uma pesquisa bem interessante sobre o MTK e seus ídolos.
Reparem no escudo antigo que a Bolagol produziu. Pela pesquisa foi usado pelo clube na década de 60, no auge da coleção da Bolagol. Anos mais tarde, a Brianezi também o fez da mesma forma, na década de 70.
A relação original da Bolagol dos anos 60/70/80

Escudo atual do clube
Outros escudos do MTK
  
Um pouco da história
Sua fundação ocorreu em 16 de novembro de 1888, em Budapeste. Suas cores oficiais são o azul e o branco. Possui um estádio que se chama Nándor Hidegkuti com capacidade para 12.700 torcedores, em homenagem ao seu jogador mais famoso. Um dos clubes mais tradicionais da Hungria, o MTK tem 23 campeonatos húngaros e um vice-campeonato europeu, a Recopa de 1963/64. No momento ocupa a segunda colocação do campeonato húngaro.
O MTK Hungaria possuía vários jogadores da célebre seleção húngara de 1954. Até a Copa, o tradicional Honved ganharia quatro títulos nacionais; os outros dois seriam conquistados pelo outro time base - ou satélite: o MTK, ligado à Polícia Secreta húngara, a AVH (a KGB do país). Bela equipe do centroavante Nandor Hidegkuti, do quarto zagueiro Jozsef Zakarias, do lateral-esquerdo Mihaly Lantos e de outros três reservas selecionáveis, entre eles o atacante Peter Palotas.
Hidegkuit foi um dos componentes do mítico time de ouro da Seleção Húngara do início da década de 50. Em meio aos mais famosos Puskás, Zoltán Czibor e Sándor Kocsis, ele era o integrante-chave e revolucionário do esquema tático. Uma das causas da derrota húngara na final da Copa de 54 foi justamente a firme marcação individual aplicada sobre ele. Em uma época em que o esquema predominante era o WM, Hidegkuti, centroavante, desfez o W (três atacantes com dois meias ofensivos), recuando para o avanço dos meias. Ao recuar, distribuía o jogo e chegava de trás, depois de tabelas rápidas, desnorteando as defesas adversárias. Os húngaros chegavam a atacar com até sete atletas.
Após começar no Elektromos, aportou em 1945 no MTK Hungária, o clube onde ficaria até encerrar a carreira. No mesmo ano chegou à Seleção Húngara.
Hidegkuti, o ídolo maior do MTK
1905
A placa do campeonato da Primavera de 1957

O MTK e o Honved: os dois clubes com mais jogadores da Copa de 54
1960´s
1963-64 com o Vice-campeoanto da Recopa
1970´s
1976-77
1977
1977-78
1973-1974
1987
1987-88
Atual equipe
O estádio Nandor Hidegkuti, a casa do MTK
Reparem nos botões fabricados na Hungria do MTK
Para completar, a belíssima cartela dos anos 70 do MTK, com a arte de David Ribeiro

8 comentários:

  1. Parabéns, amigo Ricardo !

    Belíssimo post desta verdadeira raridade ! Finalmente o MTK entrará em campo para enfrentar seus adversários e continuar a sua magnífica história.

    Um grande abraço!

    David

    ResponderExcluir
  2. Grande David! Amigo, o 'post' é em sua homenagem. Como você bem disse, o MTK entrará em campo para enfrentar só feras da minha Champions, no meio dos Brianezi e Crak´s, uma boa possibilidade para vermos a habilidade dos Bolagol. Muito obrigado e grande abraço, Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Super legal a postagem!

    ResponderExcluir
  4. grande trabalho! Parabéns pelo trabalho. Acompanho o futebol húngaro mesmo a distância. Mas tenho só umas dúvidas. o MTK está em que posição em um "ranking de torcidas" de lá? o Ferencváros tem a maior torcida que eu saiba.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Pelo que sei o Ferencvaros e o Ujpest são as equipes mais populares da Hungria e de Budapeste. Logo em seguida vem os times mais antigos como o MTK e o Honved. Abs

    ResponderExcluir
  6. Valeu mesmo! Acho que o Diosgyor também tem uma torcida considerável. Conheces algum site, livro,que possas indicar, falando do futebol húngaro e seus clubes e torcidas? Abs

    ResponderExcluir
  7. Olá, amigo! Então, este livro que pesquisei sobre o MTK do colega e jornalista Mauro Betting "As melhores seleções estrangeiras de todos os tempos" tem muita coisa sobre o Honved e MTK, além, claro da célebre seleção húngara de 1954. O que eu costumo faze é visitar os portais dos clubes húngaros, via wikipedia das páginas oficiais. No meu blog no marcador times húngaros, tem muitas fotos antigas! Muito obrigado por gostar do trabalho, sou fã do futebol do Leste também. Abs Ricardo

    ResponderExcluir