Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Meus campeonatos: Histórico do Calcio

O Calcio de 'Botões para Sempre' é um torneio que resgata um pouco de meu passado familiar e de meus antepassados. Toda a paixão pelo Calcio Italiano e pela 'Velha Bota' é especial, sobretudo, pelas minhas raízes. O percursor de toda esta história viva foi o meu saudoso bisavô paterno, o italiano Angelo Bernardo Bucci, que nasceu em 09 de abril de 1886, na pequena comune de Sessano del Molise, localizada na província de Isernia, região de Molise, no começo do Sul da Itália. A pequenina cidade tem cerca de 900 habitantes; distante de quarenta minutos de Nápoles, Campânia. O imigrante e construtor italiano Angelo Bucci participou decisivamente na construção do Hospital Santa Casa, em São Paulo.
Meu saudoso avô paterno, que também era fã do calcio e não perdia nenhum jogo sequer nos domingos, contava para seus filhos e netos que seu pai italiano era torcedor do Campobasso (que hoje milita em divisões inferiores) e do Napoli. Já minha bisavó, que também era imigrante e casada com Angelo, era oriunda da região de Marche, que abriga times muito antigos como o Ascoli, que jogou Casagrande e Ancona.
O primeiro campeonato de botões com times italianos e oficiais, de fábrica, foi feito durante minha faculdade, em 1995. O Milan, da Crakes, timaço sagrou-se campeão. Em 2014, com a aquisição do querido Pescara Calcio, de Júnior, Tita e Edmar, o calcio de botões voltou com tudo. Para esta edição de 2015, muitas equipes se reforçaram como Roma, Fiorentina e Juventus. Quem sabe não aparece mais alguns até o campeonato começar. Dá-lhe Calcio!
Foto que reúne o meu bisavô, o construtor e imigrante italiano, Angelo Bucci, com o nosso brasão de família.
Um dos personagens símbolos da cidade de São Paulo, o saudoso chef de cozinha e 'Cidadão Paulistano', meu amigo Giovanni Bruno, de tantas entrevistas que ele me concedeu em revistas de gastronomia, seus livros autografados estarão para sempre comigo. Nascido em Salerno, perto de Nápoles, Giovanni Bruno fez história com seu restaurante 'Il Sogno di Anarello'. Saudades do senhor, Mestre Giovanni, de tantas histórias relacionadas ao futebol italiano. Giovanni foi também comentarista esportivo do Calcio Italiano, nos domingos, anos 80/90, na TV Brasileira. Foto: eu e Giovanni, em dez/2000.

Histórico

Ano                 Campeão                   Vice-campeão                  Marca
1995              Milan                           Torino                             Crakes/Crakes
2014              Genoa                          Internazionale                 Bri 3ª fase/Bri 3ª

Ranking de campeões:
1- Milan e Genoa (1 título, cada)

Ranking de marcas:
1- Brianezi e Crakes (1 título, cada)
Um dos times mais lindos que a Brianezi produziu. Considero que está entre os cinco mais lindos de minha coleção: o Genoa, da 3ª fase da Brianezi. Geração esta que mais conquistou títulos em meus campeonatos de botão. Atual campeão do Calcio, o Genoa também participa da Liga dos Campeões. Parabéns, Lúcio Brianezi por fazer um time maravilhoso e acima de tudo, excelente para se jogar na mesa! Time comprado pelo meu querido irmão nas vésperas da Copa de 1998.

2 comentários:

  1. Ricardo, que história linda. Eu jantei com meu irmão em restaurante da minha cidade ontem e usei camisa do Napoli, versão 1989.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Daniel! Fico contente que gostou. Eu tb tenho uma camisa do Napoli, com propaganda da Mars, segunda metade dos anos 80! abs Ricardo

    ResponderExcluir