Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Escudos e times raros: Os que deixaram de existir

É parece mesmo que o Clube do Remo adotou o Maracanã como sua segunda casa. Depois de perder na partida de ida, no Mangueirão, pelo placar de 2 a 1 frente ao Botafogo, pela Recopa Sul-Americana, o time 'Leão Azul' deu o troco no Maraca e venceu por 3 a 2. Assim conquistou mais um título em apenas uma semana. De quebra, o time já acumula dois títulos internacionais: Sul-Americana e Recopa. Para o Botafogo ainda resta fechar o ano com chave de ouro: já que em dezembro fará a partida da 'Final Intercontinental', no Japão, contra o campeão da Champions League - a ser disputado.

Botões para Sempre traz hoje uma pequisa que realizei no meu excelente livro 'A História Ilustrada do Futebol Brasileiro", editada em 04 volumes, de 1968. Trago abaixo uma pequena história de alguns times que já foram extintos bem antigamente no Estado de São Paulo e no RJ. Ilustro a postagem também com uma lista de escudos raros do antigo futebol paulista.

Os que deixaram de existir...

O futebol brasileiro de hoje, não conta mais com a presença de muitos clubes que concorreram para o seu desenvolvimento, e que, possuindo bons times, haviam conseguido se projetar tanto no âmbito nacional como no internacional. O Paissandu, com suas camisas extravagantes e jogadores de chapéu, chegou a ser campeão carioca em 1912; o Esporte Clube Americano, de Santos, conquistou dois títulos paulistas e jogou no exterior; o São Paulo Athletic, com seu time de ingleses posando para os fotógrafos nas escadas da sede do clube, foi o primeiro tricampeão paulista, e ainda ganhou um novo título da Cidade em 1911; e o Clube Atlético Paulistano, que tinha uma grande torcida, integrada também pelos guardas encarregados do policiamento dos campos, sagrou-se 11 vezes campeão, até que seus dirigentes, em 1929, extinguiram sua seção de futebol.
A lista, porém, é maior. Dos cinco clubes que disputaram o primeiro Campeonato Paulista, em 1902, não existe mais nenhum em atividade - Esporte Clube Germânia, Associação Atlética Makenzie, Esporte Clube Internacional e os dois já citados, São Paulo Athletic e Paulistano. Outro clube extinto, incluído no Campeonato Paulista de 1904, é a Associação Atlética das Palmeiras, que nada tem a ver com o Palmeiras de hoje, e sim com o São Paulo Futebol Clube, fundado em 1930.
As crises internas, brigas com as entidades dirigentes e os problemas financeiros foram, entre outros, os principais motivos que levaram estes clubes a fecharem suas portas, ou simplesmente acabarem com seus times de futebol. Dentre os pioneiros, que se mantém até hoje em atividade constante, estão o Esporte Clube Rio Grande, do Rio Grande do Sul - o mais antigo clube do futebol do Brasil hoje em dia - e o Fluminense, do Rio de Janeiro, fundado quatro anos antes do primeiro Campeonato Carioca.
Fonte: A História Ilustrada do Futebol Brasileiro (1968). Segundo volume.
Escudos raros de alguns times extintos em SP
Fonte da foto: Campeões do Futebol; Almanaque do Futebol Paulista e site Futebol Nacional

Um comentário:

  1. Ricardo, no início do futebol brasileiro os uniformes eram mais pomposos. O que fez o do Paissandu extravagante?

    ResponderExcluir