Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Lote 08 - Santos 1968 ' ** 'Carinhas' raríssimas originais - concorrentes da marca Ídolos do Futebol

Agradeço imensamente ao Vitor Sanches, do blog (Vsbotonismo), pelas informações sobre essa rara coleção original que era vendida no fim dos anos 60. Acompanhem a matéria abaixo. Segundo o botonista, os botões podiam ser encontrados nas bancas de jornais e os pacotinhos 'não traziam o nome do fabricante'. "Deveriam ser fabricados por alguma pessoa que não tinha empresa e se aproveitou para concorrer com o sucesso dos botões que eram conhecidos da garotada da época como os Onze de Ouro, da Editora Saravan, que tinha parceria com a Jofer e Ídolos do Futebol, também depois adquirida pela Jofer".
Vitor ressalta que público havia, pois o futebol de botão era febre nos anos 60 e 70, especialmente com os nossos amados guerreiros em 'carinhas'. Em relação às imagens, percebe-se claramente que haviam sido tiradas de posters de times posados da época, dificilmente vindos de álbuns de figurinhas, como fez a Jofer com os 'Craks da Pelota', em parceria com o álbum Artilheiros de 1970-71.
Os botões eram revestidos por tampinhas atrás dos botões, ou chapinhas, de cores diversas: amarelo, verde limão ou preto para o Santos e Corinthians, vermelho para o SPFC e verde escuro para o Palestra Itália.
"Os distintivos eram bem antigos e com nuances diferentes dos que usavam os jogadores nas camisas e geralmente tinham apenas duas cores (preto e branco)", salienta. Ele lembra também que como havia mais botões de marcas conhecidas a venda em bancas, optávamos pelos botões que tinham recordes de vendas. "Infelizmente não pensávamos (pelo menos eu não pensei) na hipótese de colecionar estes originais para se guardar pelo menos as imagens ou usá-las em outros botões", completa Sanches.
Raridade original de 1968, com Pelé, que entra para a coleção de Botões para Sempre.
Botões de banca do fim dos anos 60, concorrentes da marca Ídolos do Futebol
Este botão Douglas acima é foto de arquivo dos 'nefastos' 'sites de compra'
Essa foto acima é a mais próxima que foi feita para a confecção dos guerreiros. Especialmente nos jogadores Douglas e Toninho Guerreiro, talvez num segundo antes ou depois, a câmera registrou para os botões que foram vendidos em bancas; tirada em 06 de outubro de 1968 antes do jogo entre Santos e Corinthians pelo Robertão. O Morumbi estava tomado por quase 50 mil pagantes, que viram o Peixe vencer por 2 a 1. Em pé vemos: Carlos Alberto, Ramos Delgado, Marçal, Cláudio, Clodoaldo e Rildo; agachados estão Douglas (que jogou no Bahia), Negreiros, Toninho, Pelé e Abel.

História do Torneio Roberto Gomes Pedrosa
Título do Santos em 1968
Foto: Santos x São Paulo, Robertão de 1968
Em relação à primeira edição, de 1967, houve algumas mudanças. A competição passou a ser disputada por 17 clubes, passando a ter representantes de Bahia e Pernambuco. Além disso, o representante do Paraná deixou de ser o Ferroviário e passou a ser o Atlético. O quadrangular final passou a ser disputado em apenas um turno. Chegaram ao quadrangular final Santos, Palmeiras, Vasco e Internacional. O Peixe venceu todas as suas três partidas e ficou com o título. Na última peleja, o Peixe derrotou o Vasco da Gama em pleno Maracanã por dois tentos a um.
1968
Pra você, REI!
Botões para Sempre nasceu com o intuito de compartilhar com todos os amigos colecionadores. Estou colocando acima a cartela para quem quiser imprimir e colar nos botões a raridade. Tirei as chapinhas, coloquei as fotografias no meu scanner e o Vitor montou numa cartela apropriada para a pessoa imprimir.

Um comentário:

  1. Amigo Bucci, como santista, me emocionei,principalmente com o poster do saudoso jornal Cidade de Santos. Grande abraço !

    ResponderExcluir