Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Estrela Original 'canoinhas' de 1971 - Seleção Brasileira Tricampeã de 70- 'O time mais histórico e fantástico em 'carinhas' de todos os tempos'

Homenagem a esta postagem: ao meu saudoso avô por parte de mãe, que tinha originalmente um troféuzinho dessa magistral Copa do Mundo, que junto com a Copa de 1982, foram as MELHORES EDIÇÕES DE MUNDIAIS DE TODOS OS TEMPOS! 
Na minha visão como jornalista esportivo, esse exemplar em 'carinhas' é o MAIS FANTÁSTICO DE TODOS OS TEMPOS na história do Futmesa.
Fomos tricampeões em 1970, com uma seleção harmoniosa, um conjunto fantástico construído pelo Mestre Saldanha e que teve lances geniais e a consagração do REI PELÉ! Segundo Jorge Farah, presidente da Federação Paulista de Futmesa, esses canoinhas foram produzidos um ano após a conquista do tricampeonato no México. Parabéns 'Brinquedos Estrela'.
Dr. Moacir Peres agradeço de coração a sua doação linda e impecável, sem nenhum dano, da seleção mais harmoniosa de todos os tempos.
Sem dúvida, o time de 'carinhas' mais fantástico que fizeram de todos os fabricantes, na minha visão. A seleção de 1970 está entre as melhores que tivemos, ao lado, claro, de 1958 e 1982.
Porém, em 1970, foi a consagração do REI PELÉ. Seu gesto de generosidade, caráter e compreensão impressionam.
Saiba que isso é motivo de orgulho para mim e para minha família.
Isso é exemplo no mundo do colecionismo. Diferente do que eu vivi no passado recheado de egoísmo, amizades falsas, inveja, desprezo e traições.
Que Deus o retribua sempre em dobro, saúde, e paz, conte comigo PARA SEMPRE. Um abraço fraternal,

Saudades: uma época que nem era nascido ainda. Cenário de sampa, com a Avenida Paulista naqueles idos.
A TAÇA DO MUNDO É NOSSA!!!!
Capita: Saudades, Carlos Alberto Torres, o melhor lateral de todos os tempos do mundo!
Brasil x Inglaterra, Copa de 70: Banks fez a maior defesa na história dos Mundiais. Foi uma cabeçada mortífera de Pelé!
Um pouco antes da Copa...
Campeões mundiais, donos da Jules Rimet, os brasileiros realizaram um certame impecável
Um pouco depois da Copa...
'Capita' com Bobby Moore. Ganhamos por 1 a 0 e os ingleses jogaram bem
Todo o quadro da seleção de 70
Itália em mais uma final, mantendo a tradição. Mas conseguimos passar na frente e chegarmos ao tricampeonato
Copa de CONSAGRAÇÃO PARA O REI

Partida complicada contra o Peru. Mas mesmo assim goleamos
Grande Zagalo! com a camisa original
Dois monstros sagrados, Riva e Gérson, o nosso canhotinha

Um pouco da História
Dois detentores de dois títulos, com possibilidades de ficar com a Jules Rimet, enfrentaram-se a 21 de junho, diante de 107 mil espectadores com o 'Azteca' lotado e sob arbitragem do alemão Gloekner. Pelé, de cabeça, fez 1 a 0. Empate Boninsegna, em falha de Clodoaldo. Esse foi o Placar do primeiro tempo. No segundo, uma 'avalanche brasileira', além de um gol mal anulado, no final da fase inicial, marcado por Pelé. Aos 20, com um chute da meia-esquerda, fulminante, Gérson fez 2 a 1. Aos 36, Gérson lança Pelé, de 30 metros, pelo alto. O "Rei" toca de cabeça para Jair, que entrava pelo meio e dá um toque, leve, o suficiente para vencer Albertosi e fazer 3 a 1. Aos 42 minutos bola lançada a Pelé, depois de um trabalho de todo o time, que serve, sob medida,  a Carlos Alberto.
O 'Capitão' acerta o chute que dá números finais ao jogo, encerra com chave de ouro o Mundial e define que o Brasil é tricampeão e dono da Jules Rimet em jornada histórica, inesquecível, com o mundo vendo, pela primeira vez, em transmissão direta pela TV! A festa no gramado é total, o Brasil explode de alegria e o Mundial se encerra sob o signo do BOM FUTEBOL, DA AMIZADE, de arbitragens normais e com o futebol muito valorizado.
Carlos Alberto recebe, das mãos do presidente do México, o troféu de ouro que é beijado pelo time todo. Zagalo, o técnico que substituiu João Saldanha, colocou em campo o 'time do POVO', e este ganhou o título, reabilitando-se da jornada desastrosa de 1966. Nessa Copa foram marcados 95 gols em 32 jogos e Jairzinho, com 07 gols, foi o nosso artilheiro canarinho, sendo apenas superado por Gerd Müller, da Alemanha Ocidental.

A Seleção Ideal
Esta seria uma grande seleção dos melhores de 1970:
Maier (Alemanha), Carlos Alberto (Brasil), Cera (Itália), Cooper (Inglaterra) e Beckenbauer (Alemanha); Clodoaldo (Brasil), Gerson (Brasil) e Rivelino (Brasil); Jairzinho (Brasil), Müller (Alemanha) e Pelé (Brasil)

Curiosidades:
Termina a época da 'Jules Rimet', o Brasil fica com o troféu, em definitivo.
Alemanha x Itália: UM GRANDE JOGO, O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS.
Primeiro certame com televisão direta para o Mundo.
Na abertura do certame, no jogo entre URSS e México, dia 31 de maio, empate sem gols, com 107 mil pessoas presentes. FOI UMA LINDA FESTA. A Cidade do México respirou e 'viveu' o certame como nunca. Havia alegria em todas as partes e só se falava do Mundial.

O público mexicano já estava com o Brasil. Não poderia ser melhor a estreia: 4 a 1 diante dos bons tchecos. Ainda na primeira fase, UM CHUTE DE 70 METROS, DO REI, QUASE SE TRANSFORMA NO MAIOR GOL DA HISTÓRIA DOS MUNDIAIS!
Quase o gol mais lindo de Pelé, em Mundiais, já que na Javari contra o Juve, foi o mais belo, segundo ele mesmo!

PESQUISA HISTÓRICA E FONTE: LIVRO 'TODAS AS COPAS DO MUNDO' DE ORLANDO DUARTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário