Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Brianezi com tamanhos maiores que 42mm

Alguns exemplos de times da coleção que são maiores da saudosa fábrica. Os intitulados grandes, luxuosos e que pertenciam a Seleção de Ouro, com 45mm ou 50mm. O que muda nestes botões são apenas duas coisas: o chute que é bem mais forte e o rebote, pois eles são exímios 'roubadores' de bolinha. Agora, o domínio e o contato na mesa é o mesmo das primeiras edições, ou seja, eram feitos de celulóide importado, de lentes flexíveis. O interessante é notar que os modelos com faixas também apresentavam tamanhos maiores, mesmo processo da primeira edição, apenas com o distintivo do clube e o número.
Os de 50mm: Argentina, São Bento, Botafogo de Ribeirão, outra Argentina, Tomsk (ex-Urss/Rússia), Spartak Tranava (ex-Tchecoslováquia/Eslováquia), NK Zagreb (ex-Iugoslávia/Croácia), Itália. De todos estes apenas o Bota de Ribeirão está incompleto. Outro diferencial: estes botões dificilmente encontram-se rachados ou trincados, pois eram mais resistentes devido ao tamanho e a força.
Os de 45mm: completos da coleção e com goleiro: A histórica seleção árabe, a Arábia Saudita de celulóide flexível, porém com 4.5cm e o Palestra Itália, de mesmo material. Reparem a travinha antiga do fim dos anos 70, com ferro da Brianezi. O campeonato Brasileiro está sendo disputado com estes objetos lendários, que me lembram muito a infância, pois nos primórdios de meus campeonatos da Brianezi, estas traves davam um gostinho especial à mesa.

Um comentário:

  1. Muito legal isso, Mestre RB !!!

    Essas informações são preciosíssimas pra nós amantes do futebol de mesa, eu mesmo só soube através de suas publicações sobre os vários tamanhos de Brianezzis !!!

    E essa baliza de ferro é muito legal, eu tinha uma semelhante da Crak's, mas se deformou com o passar do tempo...ainda bem que temos as Traves Giva para nos dar novas alegrias, com modelos excepcionais !!!

    ResponderExcluir