Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Coleção do Leitor

Coleção antiga de Guilherme Nascimento. Dá gosto de apreciar, pois as peças foram adquiridas antigamente numa época romântica, onde a violência era mínima, a educação era melhor, o atendimento nas lojas era exemplar. Hoje temos que ter muito cuidado para conseguir tais relíquias, pois a mentira prevalece (infelizmente) e os preços, putz, temos que achar vendedores honestos. Parabéns Guilherme, primeiro pela coleção e depois por compartilhar as imagens!
Bolagol adquiridos entre 1974-1981. Comprados numa época sensacional, onde o Futebol de Botão era febre. Diferente de hoje onde o futmesa praticamente acabou em termos de fábricas e lastimavelmente presenciamos anúncios com preços mentirosos de Bolagol, Brianezi, Estrela etc.
Muitos canoinhas e Jofer com arte de times alternativos e difíceis. Outro botão diferente é o Cene (MS), feito a partir de 'miolo' de fita durex (o rolo de durex era preso por duas chapinhas plásticas amarelas, anterior a 1966, explica o colecionador Guilherme).
Curiosidade são os botões feitos com 'chapinhas Kibon' como o Noroeste e Corumbaense de 1965, no verso da chapinha havia uma foto de avião num papelão circular. Vemos os botões Kellogg´s, dos anos 60, com artes atuais, como o Auto Esporte de João Pessoa. Vemos também o Juventus da Mooca e o Colorado (PR), da primeira edição da Brianezi (1972-1976). Muitos bonitos, por sinal, feitos em acetato de celulóide importado.

Um comentário:

  1. Maravilha de coleção também essa do amigo Guilherme, Mestre RB !!!
    Misturando botões originais antigos, artes antigas (muitos da época da saudosa Placar, eita tempinho bão viu !!!) e artes mais recentes de blogs de amigos que curtem também o futebol de mesa !!!

    ResponderExcluir