Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Botões para Sempre recebe mensagem da antiga marca Champion

O blog Botões para Sempre recebeu orgulhosamente um e-mail do ex-fabricante de botões Champion, da USA Sports do Brasil. Agradeço, de coração, ao sr. Nelson (o Nelsinho) que é um dos proprietários da USA Acrílicos. A empresa foi fundada em 1974 e parou de fabricar os aguerridos botões oficiais, assim como a Brianezi, Sportec etc. Mas segue na memória viva de qualquer botonista e colecionador, assim como eu, pois os botões Champion fizeram parte de minha infância. Muito obrigado, Nelsinho pela maravilhosa mensagem!
Eis o e-mail que transcrevo abaixo para os seguidores e leitores do blog: 
"Olá, Ricardo, boa tarde! É com prazer e muito bom poder saber que as pessoas gostavam dos nossos produtos de esporte. Naquela época se vendia uma grande quantidade de itens esportivos. Havia uma linha grande de produtos que fabricávamos. Muito bacana mesmo quando sabemos que participamos de um passado positivo das pessoas. Crianças, jovens, adultos, idosos, sempre utilizavam nossos produtos. Eu era bem novo, mas lembro que nossa linha de jogos de botão era vasta. Diversos times. Fazíamos sem parar. Inclusive quando vinha até a fábrica, era umas das coisas que eu ajudava a fabricar. (rs).
Infelizmente, após a abertura de importação e desenvolvimento de brinquedos mais modernos, as coisas mudaram muito. Em pouco tempo acabou a demanda por produtos, digamos mais simples e começaram a venda de produtos mais modernos, eletrônicos etc. Por isso, precisamos mudar um pouco e dar mais ênfase nos materiais em acrílico. E assim houve uma mudança total, pois já não se tinha mais procura por nossos materiais esportivos. A partir disso, sobrevivemos mesmo pelo acrílico. E assim fora até hoje. Lembro-me bem que possuíamos diversas impressões gráficas dos times e  jogadores até uns 10 anos atrás, quando fizemos uma 'faxina' geral e descartamos todos os itens que não eram mais usados. Acredite que se estamos abertos até hoje, isso é por conta dos nossos bons clientes".
Um abraço,
Nelsinho.
UM POUCO DA HISTÓRIA DOS BOTÕES CHAMPION 
Não foram muitos os times feitos pela Champion. A fábrica, que ainda se localiza em Americanópolis, perto da Vila Mariana, bairro tradicional em São Paulo, não produz mais os seus botões. Na época a Champion deu prioridade maior para os grandes clubes nacionais, os estrangeiros clássicos e uma considerável lista de seleções. Na Europa, sem dúvida, a seleção da Turquia foi a mais exótica, por ser feita na década de 80, onde o time realizava péssimas campanhas em Eliminatórias. Outra seleção bacana de ter na coleção era o Iraque, que a empresa produziu motivada pela classificação do país na Copa de 1986. Em relação aos times estrangeiros, a equipe sueca do Malmö FF, que a empresa chamava de 'Malmoe Suécia', seguramente, foi o clube mais raro e exótico de toda a produção. Comprei muito antigamente o Malmö numa pequena loja de esportes, de bairro, pois a Champion dificilmente era encontrada em shoppings centers. Até numa pequena papelaria, perto de meu colégio, pasmem, era possível abrir as gavetas do estabelecimento e encontrar as miniaturas de futebol da Champion. Bons tempos. Dos times nacionais, o Brasília, com escudo feito de forma errônea, de cor preta, era o time mais 'exótico', digamos assim. Do resto a produção contava com times clássicos e sem graça, digamos. Para quem coleciona é muito melhor ter um time diferente do que os tradicionais Flamengo, Corinthians, Guarani, Portuguesa, Cruzeiro, Inter, Grêmio, Atlético etc. E, claro, estes a Champion também produzia. O acabamento dos botões era inicialmente de PVC, com pouca produção, logo por ser 'caro', foi substituído por 'papel por baixo', dos botões, informação do pesquisador, colecionador e ex-presidente da Federação Paulista de Futmesa, Jorge Farah Neto. A empresa denominava na caixa como sendo 'botões de acrílico'.
USA Sports, produtora dos Botões Champion
Fundada em outubro de 1974, a empresa 'USA Acrílicos do Brasil' ainda existe, segundo pesquisa que realizei a partir do antigo CGC - CNPJ. Ela produz peças em acrílico, displays, brindes, troféus etc. Hoje com o nome de USA Acrílicos. Reparem na caixa que os botões Champion tinham a descrição de 'for export'. A marca também deixou seu nome na história do Futmesa, nos anos 80, pelo pouco período de produção. E mesmo por ter acabamento, confecção e jogabilidade inferior aos Botões Brianezi, Sportec e antigos Crak´s.
O Vasco da Gama da Champion, anos 80
Malmoe, sem dúvida, o time estrangeiro (sueco) mais exótico produzido pela USA Sports.

2 comentários:

  1. Caro Ricardo,
    Deixa eu aproveitar a nostalgia então e entrar na conversa.
    Aliás, eu muito provavelmente já devo ter postado por aqui, porém não me lembro ao certo. Enfim...
    Acompanho há anos o teu blog. Volta e meia me pego mergulhado entre as tuas postagens. Cada vez que aparece um time novo (antigo, no caso), volto no tempo e lembro do cheiro da minha gaveta de botões.
    Meus botões cheiravam a Ping-Pong de tutti-frutti, pois era na gaveta deles que eu guardava as figurinhas das copas de 82 (depois de 86). Esse é o cheiro da minha infância (sou de 1975).
    Joguei "botão" entusiasticamente até mais ou menos os 18. Tive de Estrelão e Colunão a Brianezi semi oficial. Tive mesa que era ping-pong de um lado e botão de outro - um trambolhão pesado pra caramba hahah
    Joguei alguns campeonatos da (então) Federação Paranaense e levei minha paixão para os 2 clubes sociais que eu frequentava na minha adolescência. Quando chovia e não tinha futebol no campo, era toda molecada pra mesa de botão.

    Um belo dia me sumiu uma maleta com uns 25 times + traves, bolinhas, goleiros e palhetas. Minha amada Holanda (acho que era Crakes) foi junto. Sorte que não foi junto o Coritiba.
    Aí como eu já não tinha mais amigos que jogavam, acabei largando do esporte e do hobby.
    Porém... ainda tenho uns 70 times daquela época. Todos cuidadosamente guardados em saquinhos individuais. Brianezi, Crakes, Champion, Gulliver, Estrela de vários tipos e muitos outros que só aprendi a identificar e saber a marca com o teu blog.
    Pena que muitos deles faltam peças e em outros não tem mais os adesivos originais, pois eu era um voraz customizador de botões com escudos da Placar.
    Até uns 10 anos atrás tinha as caixas azuis da Brianezi. Achei que não valiam nada e joguei fora porque ocupava muito espaço. Eu sei, cometi um 'botãocídio'. Sinto muito.
    Há 2 anos comecei a olhar sites de botão na internet. Aí resolvi retomar meu hobby. Nem quero jogar muito, me interessa mais ter todos os times possíveis e imagináveis. Colecionismo puro e simples.
    Baixei centenas de cartelas de escudos de vários designers que encontrei por aí. Tinha um plano de ter uns 150 times, mas não estava feliz com os desenhos dos outros.
    O que fiz? Aprendi na marra a usar um software de edição de imagens, comecei plagiando os outros e hoje aprendi a desenhar meus próprios craques, dentro de um padrão que eu acho bacana. Sempre tento seguir os padrões de cores das camisas, a marca do fabricante e a fonte do número.
    Já fiz mais de 300 cartelas, que estão prontas para serem impressas e coladas nos times. Achei uma loja aqui que estava desovando aquelas caixas do Neymar, com 12 times da Gulliver (6 seleções + 6 clubes) a $ 24,90. Comprei 8 dessas. Então tenho esses 96 times, mais os 70 de antigamente. Já é uma bela coleção. Só falta começar a imprimir e colar.
    Sei que você curte os fabricantes originais antigos e que botões customizados não é muito a do seu blog. Porém, como tudo envolve nossas lembranças e nosso 'brinquedo' predileto, achei legal compartilhar meu relato.
    Ah, e pra terminar, eu lembro que meus primeiros botões Champion (eu tinha um Cruzeiro) eram de lente de acrílico com um adesivo plástico perfeitamente colado por baixo. Os que vieram mais tarde eram da mesma lente, porém a 'estampa' era de papel (tenho um São Paulo e um Coritiba desses).

    ResponderExcluir
  2. Fala Dude! Belíssimo comentário. Parabéns pela coleção. Realmente vc tem toda a razão. Os primeiros exemplares da Champion eram de PVC (tipo vinil) todo pintado. Depois passaram para o papel por baixo. Mesmo processo teve a Crakes e Brianezi (esta última em fins dos anos 90), com papel por baixo, mas pintado por cima. Cara, o que eu joguei de caixa fora quando era moleque. Fiz a mesma coisa. Importava na época era o divertimento. Éramos felizes e não sabíamos. Hoje temos que tirar leite de pedra e muito dinheiro (infelizmente) para conseguir tais relíquias. Este é o nosso Brasil injusto. Grande abraço

    ResponderExcluir