Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 16 de maio de 2016

A 'Laranja Mecânica' da Gulliver 1978

Estas pequenas miniaturas de futebol foram produzidas pela Gulliver no final da década de 70, mais especificamente para a Copa da Argentina (1978). Tinha pouca idade na época, não me lembro de absolutamente nada dos jogos daquela saudosa Copa. Mas, quando comecei a observar meu irmão jogando botão numa mesa de Estrelão, aos cinco anos de idade, me deparava com os primeiros times da Gulliver comprados pelo meu pai. Eu tinha uma 'Holandinha' igual a esta que entrou para a coleção. Recentemente adquiri o Brasil CBD, em caixa maravilhosa da Edição de Luxo, que já mostrei em posts recentes. Esta Holanda com o mesmo escudo também vinha naquela caixa em botões luxuosos e acrílicos.
Nos Estrelões e Colunões, que eram as mesas de brinquedos da época, estes botões eram muito legais e históricos. Corriam e deslizavam muito. Eram de plástico bem magrinho e macio, não bojudos, como foram feitos mais tarde. Existiam também os de acrílico. Ou seja enquadravam-se na Primeira Edição da Gulliver - segunda metade dos anos 70. Durante a Copa de 82, muitos destes botões sortidos que eu tinha da Holanda e de 'carinhas' da coleção de 1977, foram trocados por um álbum completo da Ping Pong de 1982, com um amiguinho do meu prédio. Passou o tempo e veio o arrependimento de ter trocado botões por um álbum, entretanto naquela época completar o Ping Pong de 82 era sonho de criança, no auge da mais fantástica edição de Copa do Mundo que já existiu. Seja bem-vindo antiga 'Laranja Mecânica' da Gulliver. Reparem que o ex-dono destas peças colocou os números que eram usados pela Brianezi e Sportec, isto é, os antigos decalques que saíam em água.
1978

Nenhum comentário:

Postar um comentário