Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Topo Gigio: saudades do bonequinho tão companheiro de nossa infância

Assim como o boneco King Kong da Gulliver de 1977 (ver marcadores no blog) que ainda guardo em minha coleção, segue mais uma relíquia original da 'Manufatura de Brinquedos Estrela' que preservo: o Gigio, um bonequinho italiano que conquistou a geração antiga, especialmente dos anos 70. Éramos felizes e não sabíamos. Quem viveu aquela época, na infância, sabe muito bem do que estou falando. Os programas tinham um caráter educativo. Nossa infância foi lúdica e inocente. Hoje nos deparamos com uma realidade totalmente diferente e perversa, influenciada por computadores, tablets, celulares e aplicativos idiotas que não levam a lugar nenhum. O personagem Topo Gigio foi criado em 1958 pela italiana Maria Perego. Ele tinha aproximadamente 20 centímetros de altura. No Brasil, o personagem apareceu pela primeira vez no programa 'Mister Show', na Rede Globo, em 1969. Ele dividia a telinha com o humorista Agildo Ribeiro. Os dois, boneco e ator, viraram mania nacional. Uma infinidade de produtos foram lançados com a estampa do ratinho. Agildo fazia o papel do adulto que educa uma criança e Topo Gigio era essa criança adorável. Agildo perguntava "Já escovou os dentinhos" e Topo Gigio respondia com seu sotaque característico da 'velha bota': "djááá"!
Em pleno regime militar um ratinho importado dividia as atenções junto com a telenovela Beto Rockfeller, tratava-se de Topo Gigio, bonequinho criado em 1958 pela italiana Maria Perego que ganhou fama internacional. Em seu país de origem, o personagem era apresentado pela atriz Gina Lollobrigida e nos Estados Unidos aparecia no famoso show do Ed Sullivan.
Aqui no Brasil, Topo Gigio começou na Tv Globo, no programa de auditório Mister Show (1969) e fez um grande sucesso na época. Com o término do programa em novembro de 1970, o bonequinho ganhou um programa com o seu nome onde contracenava com Agildo Ribeiro, seu  interlocutor humano. Este programa tinha um objetivo educacional de orientar as crianças em suas obrigações diárias como escovar os dentes, lavar as orelhas, fazer a oração, entre outras coisas.
No programa, o ratinho manipulado por Laert Sarrumor e Agildo protagonizavam esquetes enquanto cantarolavam "Meu limão, meu limoeiro", entre outras músicas. As crianças esperavam ansiosas pelo momento em que o boneco, no final do programa, pedisse "um beijinho de boa noite" com seu sotaque italiano e balançando a perninha.
Além das histórias protagonizadas pelo ratinho, o programa contou com a participação de artistas como Regina Duarte, Elisangela e o grupo The Fevers. Topo Gigio revelou Agildo Ribeiro como humorista e gerou uma série de produtos como gibis e brinquedos com o ratinho simpático.
No episódio final, as crianças não conseguiam esconder a tristeza ao ver o boneco indo embora com uma trouxinha no ombro, virando-se no caminho para acenar para o público.
Em 1987 Topo Gigio voltou à TV pela Rede Bandeirantes de Televisão, pelas mãos do ator Dick Petraglia (hoje em dia conhecido como Ricardo Petraglia).
No programa, o ratinho e Agildo protagonizavam esquetes enquanto cantarolavam "Meu limão, meu limoeiro", entre outras músicas
Além das histórias protagonizadas pelo ratinho, o programa contou com a participação de artistas como Regina Duarte
Topo Gigio adorava cantar e dançar, especialmente a música 'Meu Limão Meu Limoeiro', e sempre no final do programa aparecia de pijama e touca e rezava para dormir, ensinando as crianças a rezar também
Chamadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário