Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Aos 79 anos, idoso 'redescobre' o futebol de botão e tem vida renovada

Amazonense, Seu Pedro encontrou, no futebol de mesa um grande hobby. Familiares exaltam melhora de humor e convivência após o jogador filiar-se a grupo
Por Marcos Dantas
Manaus, AM
Dez/2015 
Globo Esporte/Amazonas
Mais que uma descoberta, uma mudança no estilo de vida. Antes de conhecer o futebol de botão, o aposentado Pedro Hermógenes, o Seu Pedro, como é conhecido, tinha uma vida tranquila, desfrutando de seus 79 anos após trabalhar muito. Mas ele sentia que faltava alguma coisa e descobriu nos botões do futebol de mesa, uma motivação a mais para continuar aproveitando a vida. Seu Pedro foi bombeiro e vidraceiro. Nunca trabalhou com esporte, mas sempre foi um apaixonado. Jogava vôlei, handebol, basquete, e outras modalidades, mas seu envolvimento com o futebol sempre foi um caso de amor. Lateral de ofício, ele foi proibido de jogar há cerca de 15 anos, quando teve de passar por uma cirurgia cardiovascular. Desde então, o amor ficou adormecido, até janeiro deste ano.
Um belo dia, no início de 2015, Seu Pedro abre um jornal e descobre que em Manaus existe uma associação de mesafutebolistas. Nome complicado? São os atletas que jogam o clássico e amado futebol de botão. A brincadeira não era novidade para Seu Pedro, o problema é que o futebol de mesa, assim como qualquer esporte tem regras e jeito certo de jogar. Obstáculos perfeitamente superáveis para quem se viciou à primeira vista, como ele mesmo conta.
- Quando eu era menino jogava futebol de botão com caroços de tucumã, então foi preciso entender as regras e aprender como se joga conforme elas. Mas sempre tive ajuda de todo mundo e isso nunca foi um problema. Depois que joguei uma vez não senti mais vontade de parar - contou. E não parou mesmo. Seu Pedro não só se filiou à Associação Manauara de Futebol de Mesa (AMFM) como investiu nos próprios times de botão e providenciou uma mesa oficial, que tem um espaço só para ela na casa do botonista. Para a família, é uma alegria ver que Seu Pedro ativo e alegre.
- Antes meu pai só ficava em casa e tinha problemas para se relacionar com as pessoas. Ele não era muito de visitar, inclusive parentes. Hoje, se deixar, ele passa o dia jogando, porque ele gosta muito. Ele foi abraçado pelo pessoal e o botão se tornou a mais nova paixão dele - conta o filho Hermes Macedo.
Para a associação, não foi Seu Pedro que descobriu o botão, e sim e o botão que descobriu Seu Pedro. - Ele serve de motivação para todas as pessoas. A gente sabe que infelizmente a idade limita a gente um pouco, mas mesmo assim ele não deixa de estar animado e dar sempre o melhor de si. Nos dias de competições Seu Pedro é o primeiro a chegar e se deixar ele é o último a sair - afirma Winnetou Almeida, diretor técnico da AMFM.
Vascaíno fanático, Seu Pedro coleciona equipes de futebol de botão. Corinthians, Flamengo, Liverpool, e até Real Madrid estão entre os botões que ele guarda com maior cuidado e carinho. Para ele, os mais especiais são os do gigante da colina e ai de algum filho se viajar e não trouxer de presente um time novo. - Meus filhos já sabem que toda vez que eles viajarem tem de trazer um time pra mim. Virou regra - brinca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário