Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Alguns brinquedos antigos dos anos 70/80

Hoje o 'post' vai para alguns brinquedos antigos que marcaram a infância de pessoas que nasceram, sobretudo, na metade dos anos 70, e que presenciaram ou brincaram com estes objetos que faziam a cabeça da garotada da época. Atualmente os brinquedos que vemos no mercado têm conotação com o lado tecnológico, totalmente diferente das peças de antigamente. Os brinquedos antigos eram mais puros e com conotação lúdica e romântica, só quem viveu aquela época sabe do que estou falando. Éramos felizes e não sabíamos. O Autorama era um clássico. Meu pai nunca teve a oportunidade de me presentear com o equipamento, por se tratar de um brinquedo com preço extremamente salgado, já naquela época. Era sonho de consumo de qualquer criança dos anos 70 e 80, especialmente durante os festejos natalinos. Mas com muito custo, nos anos 80, meu pai comprou o TCR, da Troll, modelo bem simples e alternativo aos Autorama da Estrela. A felicidade foi a mesma. Mas o pior de toda esta história é que nos dias de hoje, com o advento de sites virtuais de compras e vendas, onde podemos achar as 'quinquilharias' antigas, os chamados colecionáveis, os preços de brinquedos antigos continuam salgados, ou melhor, 'salgadíssimos', muito mais elevados dos que eram vendidos antigamente. Abaixo alguns exemplos de brinquedos, que juntamente com os jogos de botão, também estavam presentes no imaginário de muitas crianças.
Primeiro Autorama fabricado pela Estrela, em 1963
Os primeiros carrinhos
1967

TCR, da Trol
Carrinho de Bombeiro da Estrela 1980: outro item colecionável que tinha em minha coleção na infância
Postinho dos anos 70 da Stelco: outro item que pertencia a minha coleção na infância e que, infelizmente, não sei mais que fim levou.


Forte Apache da Gulliver, anos 70
África Misteriosa, da Gulliver de 1979. O que me sobrou desta coleção foi apenas o 'Rei Africano' que está sentado num trono.

Um comentário: