Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Athletic Club - São João del-Rei (MG) - Bolagol raridade - 60´s

Botões para Sempre respira a história do futebol. Botões para Sempre revela e conta a história das cidades dos times de futebol. Botões para Sempre é cultura. Botões para Sempre já virou Enciclopédia do Futmesa e do Futebol Retrô. Em 27 de junho de 1909 é fundado o Athletic Cub. O clube são-joanense é motivo de orgulho para todos os habitantes da cidade histórica de São João del-Rei, em Minas Gerais. Primeiro da região e terceiro de todo o Estado de MG a chegar a marca do centenário, em 2009, atrás apenas do Galo Mineiro e do Vila Nova. Uma rica história feita de glórias. A história do Athletic se confunde com a da cidade. No futebol, os grandes clássicos entre o alvinegro e o Minas estão vivos na memória de muitos até hoje, que contam em tons de saudade os áureos tempos do esporte local. Uma rivalidade sem fim, que lotava os estádios de torcedores fanáticos. Destaque para o hexacampeonato athleticano que consolidou a hegemonia do time no futebol, vencendo o campeonato da Liga Municipal de 1981 a 1986.
Raro time produzido pela Bolagol a partir de 1966, no seu nascimento, quando ainda era chamada de 'Futebol Miniatura'. O time veio na caixa, com goleiro e palheta colorida. Em breve entrará na melhor mesa do país (Olliver) para disputar a minha Terceira Divisão do Brasileiro. Parabéns ao sr. Adolpho, ex-proprietário da fábrica, por lembrar de produzir, na época, um time bem antigo e histórico de Minas Gerais.
Uma das grandes conquistas do time mineiro e que motivou a produção da Bolagol talvez tenha sido o vice-campeonato em 1969, do Campeonato Mineiro de Futebol do Módulo II, equivalente a Segunda Divisão. Hoje o time Athletic Club disputa campeonatos amadores em sua terra natal, São João del-Rei.

1959
Amistoso contra o Botafogo em 1960
1960-61
1952
2014 - campeão de futebol amador
São João del-Rei (MG): cidade fundada por bandeirantes paulistas, considera-se Tomé Portes del-Rei como seu fundador. Foi considerada como vila em 1713. Na foto vemos a Rua Santo Antônio, caminho dos bandeirantes e conhecida como a 'Rua das Casas Tortas'.
Agradecimento: site do Athletic Club e Facebook oficial do clube mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário