Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Manufatura de Brinquedos Estrela (Original raro do São Paulo FC 1971) 'Carinhas'

No Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, Botões para Sempre revive mais uma vez a famosa fábrica 'Manufatura de Brinquedos Estrela S/A', mostrando o recém-adquirido São Paulo FC, o Tricolor do Morumbi; todos os botões originais, no modelo 'panelinha', em 'carinhas'. A escalação que a Estrela se baseou foi no timaço bicampeão paulista de 1971, com os craques Gerson, o uruguaio Forlán, Toninho Guerreiro, Edson Cegonha, Arlindo, Terto, Jurandir, Paraná, Gilberto Sorriso e sua estrela maior, o craque Pedro Rocha, da seleção uruguaia. Além do arqueiro Sérgio Valentim, que, curiosamente, depois de seis anos estampava o Coritiba, na coleção de botões da Gulliver 'Carinhas'.
Já se vão 44 anos de fabricação destes botões. Por incrível, eu não era ainda nascido quando estes botões foram fabricados pela gigante Estrela. As fotografias originais nos botões, já um pouco escurecidas com o passar do tempo, mostram como era a infância vivida pelas crianças da época. Dava gosto ir às lojas e magazines para adquirir um brinquedo como este. Botões para Sempre tenta resgatar estes momentos lúdicos e especiais do nosso passado. Vamos à mesa! O time do São Paulo, do 'canhotinha de ouro', Gerson, entrará em campo para disputar o 'Super Campeonato Nacional', agora com carinhas da Gulliver e Estrela.
Terto, um dos destaques da equipe bicampeã paulista
'Pra frente campeão', um dos vários nomes que a empresa dava aos seus produtos.
Todos os logotipos ao longo da História 
A História dos 'Canoinhas' e 'Panelinhas' 
Botões para Sempre conversou com o ex-presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa, Jorge Farah, sobre a história da fabricação de jogos de botões da Estrela. A fábrica, seguramente, foi a pioneira na industrialização de jogos de botões no Brasil. Fez um modelo muito parecido com os Bolagol, de galalite, com injeção de escudos, na coleção intitulada 'Azes da Pelota', em 1958 (ver nos Marcadores). Aproximadamente, em 1961, a Estrela iniciou a produção dos botões 'canoinha', especialmente da coleção intitulada 'Reis do Futebol'. "Estes foram lançados somente em 1962, pois tenho a escalação das equipes nos botões. A melhor forma de verificarmos é pesquisando as escalações em jogos dos clubes", salienta Farah. O colecionador ressalta que a Estrela fabricou somente os grandes de São Paulo, leia-se: São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos. E os mais famosos do Rio de Janeiro, entenda-se: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. "A exceção é a Seleção Brasileira de 1970 que foi lançada em 1971", enfatiza. Farah aborda também que os botões da Estrela são anteriores aos botões de banca de jornais e que os 'panelinhas' ou 'estrela chutador', nome dado a estes botões, são apenas continuação da coleção dos 'canoinhas', mas com alteração na forma do botão. Os canoinhas foram produzidos até meados dos anos 1970, logo sendo colocado no mercado os 'panelinhas' que vieram na forma de distintivos dos clubes, não somente com as carinhas. Lastimavelmente a Estrela parou de produzir os jogos de botões no começo de 1980, quando os clubes exigiam o pagamento de royalties pela confecção dos escudos. Mais uma vez vale recordar: quem perdeu nesta história toda fomos nós, amantes do esporte e do colecionismo. Bola fora dos clubes, lamento muito que isto tenha ocorrido, o mesmo fim teve a Brianezi. Uma pena...
12 de Outubro é o Dia da Criança. Dia do Brinquedo Estrela.
A empresa foi fundada em 1937, em São Paulo, no distrito do Belém, na Rua Marcos Arruda.
Nesta foto, eu com apenas seis anos brincando na casa de meu saudoso avô materno, no famoso Estrelão, da famosa 'Manufatura de Brinquedos Estrela'. A fábrica parou de produzi-lo em meados de 1985.

A História em Fotos do São Paulo de 1971, bicampeão Paulista
Repare que é a mesma escalação em que a Estrela se baseou para confeccionar o Tricolor Paulista
O Morumbi no começo dos anos 70
Arlindo
1971
Forlan, é sempre bom reviver estas camisas em algodão da época. Oh, tempos bons...Grandes jogos, só craque em campo!
Gilberto Sorriso. Curiosamente o brilhante jogador também está presente no meu Santos original da Gulliver, de 1978. Agora precisarei saber em qual clube ele deverá atuar em meu campeonato de botão. (rs). Grande Gilberto! Parabéns pela sua linda carreira no futebol; um cordial abraço do jornalista Ricardo Bucci
Paraná
O saudoso e um dos maiores ídolos, Pedro Rocha
Toninho Guerreiro
1970: entrega das faixas
Taça de Prata 1970
1971-72
O canhotinha Gerson, o primeiro à esquerda, com o goleiraço Sérgio, e seus companheiros de equipe
Para terminar, uma imagem da região do Ibirapuera, em São Paulo, exatamente em 1971, época da produção deste jogo de botão da Estrela.
Fonte de pesquisa: Guia dos Curiosos de Marcelo Duarte, Terceiro Tempo de Milton Neves e Gazeta Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário