Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Futebol Miniatura e Bolagol - 13 de agosto de 1966

Botões para Sempre 'A Enciclopédia do Futmesa' mais uma vez enobrece a história do Futebol de Botão, contando fatos do passado de nosso amado esporte. O blog pesquisou o número do antigo CGC-CNPJ da 'Indústria de Artefatos Plásticos Santa Maria Ltda', que produzia os botões Bolagol, e verificou que a saudosa firma teve sua data de abertura (exata) no dia 13 de agosto de 1966. A fábrica, que se localizava na Rua da Alfândega, no bairro do Brás, em São Paulo, produziu cerca de 130 equipes (ou mais, pois existiam vários catálogos com times diferentes) entre clubes nacionais (a sua grande maioria), estrangeiros e seleções. Encerrou as atividades no início dos anos 80. Infelizmente. Deixo aqui um registro de parabéns ao sr. Adolpho, ex-proprietário da fábrica, por fazer parte da antiga história do botonismo. Antes da fabricação do 'Futebol Miniatura', a Estrela lançava botões muito parecidos, com o processo de injeção de escudos, intitulados 'Azes da Pelota', criados em meados de 1958-1960. Mas a relação de times produzidos pela Santa Maria foi bem maior.
O site publica uma menção honrosa à fábrica, reproduzindo um capítulo do excelente livro 'O mundo acabou', escrito por Alberto Villas, Editora Globo. O jornalista abordou sua infância vivida num Brasil mais inocente e cordial. E, claro, enfatizou os brinquedos e jogos de botões que marcaram sua época. O destaque fica por conta da fábrica 'Santa Maria', que produziu inicialmente o 'Futebol Miniatura' e, posteriormente, os Bolagol. Também publico abaixo um agradecimento ao excelente site do 'Memórias do Vitória -BA' que conta, de forma fantástica, a brilhante passagem do zagueiro Tinho no rubro-negro baiano. No final da postagem, o referido site mostrou o jogo de botão raríssimo do 'Futebol Miniatura' de minha coleção, que pertencia a um antigo colecionador. Nestes botões Bolagol do Vitória, o seu ex-dono registrou a escalação a lápis, quando foi adquirido o jogo de botão. Pela pesquisa, a escalação da equipe pertencia ao quadro de 1966-1967, ou seja, logo no início de fabricação dos botões da Santa Maria. Os botões, seguramente, fazem parte de um dos jogos mais antigos produzidos pela firma. A escalação escrita pelo antigo colecionador foi deixada por mim. Nunca irei apagá-la. O saudosismo está presente nesses pequenos detalhes que enriquecem a história dos brinquedos.
Capítulo do livro 'O mundo acabou', do jornalista Alberto Villas que retrata os botões Bolagol.
O bairro do Brás, na Rua da Alfândega, no final dos anos 60 e em toda década de 70, vivia lotado de colecionadores em busca dos pequenos objetos do Futebol Miniatura e Bolagol.
Trechos da história do ex-zagueiro Tinho, do Vitória-Ba, que jogou no final dos anos 60, do site 'Memórias do E.C Vitória'. Os botões originais de minha coleção 'Futebol Miniatura' foram fabricados logo no início da firma 'Santa Maria' e reproduzem a escalação do time (escrita a lápis), em 1966/1967, que foi deixada pelo seu antigo colecionador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário