Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

terça-feira, 19 de maio de 2015

A história dos Brianezi Semi-flexíveis de 1987

Botões para Sempre apresenta uma postagem sobre os ótimos botões da Brianezi feitos logo depois dos famosos celulóides 'duas faixas'. Lúcio Brianezi, o maior mestre do futebol de botão do país, confeccionou a partir de 1987 as suas miniaturas de futebol ainda com os resquícios das primeiras gerações. Foram mantidos os escudos resistentes em decalques que saíam em 'água' e as famosas faixas, desta vez, o modelo tinha listras 'para cima' e 'para baixo'. A lista dos times é extensa. Não posso afirmar que ela seguiu fielmente todos os clubes brasileiros, internacionais e seleções da segunda fase. Mas pelo que venho observando, a Brianezi optou por fazer os mesmos times, ou quase todos da segunda fase daquele catálogo que compreende os 'duas faixas', de 1977-1986. O tamanho permanecia o mesmo das primeiras gerações, cerca de 42mm. 
Vale ressaltar que estes modelos tiveram vida curta. Infelizmente. Duraram até o fim do ano de 1989, aproximadamente, quando foram substituídos pelos times da 3ª fase com camisas dos clubes e seleções. Estes times são mais difíceis de se encontrarem dos que os da terceira e última geração. Vale notar também que a Brianezi não repetiu os mesmos times logo depois do fim desta confecção. Só a partir do fim dos anos 90 e com o advento da Internet, a Brianezi voltava a produzir cerca de 1.000 times de todos os continentes, porém com artes e escudos novos, da época. 
As características destes botões com faixas 'para cima' e 'para baixo' verificadas na mesa são as melhores possíveis. Ou seja, os botões são semi-flexíveis, mais resistentes que os de celulóide e deslizam muito bem. O toque de bola é rápido e envolvente. Taticamente perfeito. Percebo claramente quando jogo com eles, é que o time ataca em bloco e, nos arremates, encobrem perfeitamente o goleiro. Em geral, são mais maleáveis que os da terceira fase, embora também se enquadram na mesma classificação das gerações; o diferencial destes modelos é que eles tinham essas faixas perto do número, só que no lado direito dos botões.
Em detalhe, os modelos semi-flexíveis da Brianezi com 'faixas' que disputam campeonatos em 'Botões para Sempre': o São Bento de Sorocaba - SP que consegui a partir de uma troca muito antiga no fim dos anos 80, com um amigo de colégio. O time do interior já foi campeão na minha mesa da terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Conseguiu também classificação inédita da segunda divisão para a elite do Campeonato Nacional. Ao lado, a seleção de Israel, que vem participando das eliminatórias da Copa de 2015 e o Barcelona, quarto colocado da última Champions League de 2014.
O Nacional do Uruguai: coleção particular do amigo jornalista André do Nascimento Pereira. Reparem que o goleiro ainda era mantido com escudo do time.
NK Zagreb, de 1987-1989, da extinta Iugoslávia, hoje Croácia
A seleção da Albânia
Peñarol, do Uruguai
Comercial - SP
Botafogo - SP
América - SP: do colecionador e botonista amigo José Mauro, dos EUA
Moto - MA
Iugoslávia
Nantes - França
O extinto MKT Zagora, hoje Beroe Stara Zagora, da Bulgária
Bélgica

Nenhum comentário:

Postar um comentário