Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Brianezi: 17 de agosto de 1972

Segundo pesquisa que realizei, a saudosa fábrica de botões e brinquedos, a Brianezi, foi registrada e aberta no dia 17 de agosto de 1972, conforme o site 'Empresas do Brasil'. Mais um dado precioso que enobrece a história do Futmesa. Nos idos daquele ano, Paulo Brianezi, fundador da marca, iniciava uma linda trajetória produzindo verdadeiras relíquias que estarão 'para sempre' presentes na memória de qualquer botonista.
Mais um time fora do catálogo:
Soube através de fonte segura que a gigante Brianezi produziu na sua época romântica mais um time fora do catálogo. Tratava-se do Hamburgo, da Alemanha, no modelo 'duas faixas'. É mais um time para deixar alguns colecionadores 'malucos', em busca de times que não estavam presentes naquele catálogo que vinha com as caixas. Seguramente, a Brianezi fez muitos mais times 'moscas brancas'.
Não são apenas Hamburgo, Francana, Spartak Trnava, Sparta Praga, Avellino etc. Só nesta fase beira a marca de quase 300 times. Já no total de produção, até dezembro de 2001, mais de 1.000 times foram produzidos. 
Coleção do Leitor
Relatos de número 02, de Kleber Pereira, da querida Mooca - SP:
"Aproveitava os botões antigos ‘Crak´s da Pelota’ para fazer os zagueiros e colocava os celulóides no meio de campo e no ataque. O melhor chutador ficava sempre com o n° 9. Não me lembro mais o local da lojinha que comprava decalques dos distintivos e números, por sinal, idênticos aos que vi em seu blog. O fabricante que fazia esses decalques deveria ser o mesmo que fazia para Brianezi e outros. Você tinha que deixar um tempo na água para que a película soltasse, então, era fixada por dentro do botão transparente.
Comecei a ficar bom na brincadeira. Foi aí que fiz um campo maior de eucatex. Cheguei a fazer arquibancadas laterais, com furos para espetar as bandeiras dos times. Fiz quatro refletores, que eram fixados atrás das arquibancadas laterais, no bom estilo "Pacaembú". E ainda tinha um placar luminoso que funcionava a pilha. Lembro de noites de verão no quarto com a luz apagada. A janela aberta. Só os refletores acesos. Era uma viagem. Quem via não acreditava, aliás, nem eu, quando lembro disso atualmente. 
A Brianezi não passou de um sonho de vitrine, pois era um pouco caro para mim naquela época. Eu me encantava olhando as caixas azuis, expostas na vitrine da ‘Marcial’, uma loja de esportes, que tinha aqui na Rua Fernando Falcão, bem perto de onde moro até hoje. Não sabia nada da fábrica e dos campeonatos de botão que rolava nos fundos da Av. Álvaro Ramos. Fiquei sabendo disso, através do seu site. Hoje, por ironia do destino, toda vez que saio do estacionamento do ‘Sesc Belenzinho’, dou de cara com o famoso n° 930 da Álvaro Ramos, onde hoje tem uma oficina mecânica de automóveis. Sem dúvida fica a lembrança de botões lindos, especialmente os da 2ª geração, aqueles com as ‘duas faixas’".
Kleber, da Mooca.

Novidade no blog:
Não deixem de conferir, o lindo time da Caldense, a 'querida Veterana', da Brianezi, feito por Lúcio Brianezi nos anos 70/80, que ganhou um espaço nas mini-fotos, localizada bem abaixo do blog. O clube tem muita história nos meus campeonatos, já que sagrou-se campeã no meu Brasileiro de Botões de 1984. 
Quantas saudades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário