Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 23 de abril de 2015

A carioca Bertisa

Botões famosos que eram fabricados em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Por conta da crise do petróleo dos anos 70, a fábrica foi forçada a diminuir o tamanho dos botões. Os materiais usados na fabricação ficaram muito caros. Marca criada pelo português e marceneiro Alberto Pereira Ribeiro. Ele fazia móveis e figas de madeira em uma marcenaria. Após ouvir conselhos de pessoas ligadas ao futebol de mesa, começou a produzir botões durante o tempo livre. Acabou deixando os amuletos de lado e montou a sua própria fábrica de miniaturas de futebol, a Bertisa. Hoje virou relíquia entre os colecionadores.

3 comentários:

  1. Ouve-se (lê-se) muito sobre os times de botão Brianezi, mas nada se compara aos botões produzidos pela Bertisa. Acabamento impecável e durabilidade extrema. Tenho vários, tanto de times completos como os avulsos (preferidos na minha época), todos deslizando muito bem, cumprindo seu papel em campo. A maioria egressa dos anos 60/70. Peças de grande beleza!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho alguns assim bolinha de ouro. Os com escudos de time também são Bertisa?

    ResponderExcluir
  3. Tenho até hoje os meus botões da bertisa.
    Saudades da época que a galera jogava botao na rua.

    ResponderExcluir