Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 30 de março de 2015

Spartak Taz Trnava (antiga Tchecoslováquia) - hoje FC Spartak Trnava (Eslováquia) - Brianezi Luxo

Botões para Sempre orgulhosamente apresenta:
Spartak Trnava - Edição de 'Luxo' em 50mm - os botões luxuosos eram tidos como os mais raros da saudosa fábrica do Belenzinho, a querida e inesquecível Brianezi! Feitos por Paulo e Lúcio Brianezi, os maiores mestres do futebol de botão do Brasil.

A postagem é em homenagem ao colega e brilhante jornalista da ESPN, Gustavo Hofman, que assim como eu, é fã do futebol dos países do Leste Europeu. Hofman já indicou 'Botões para Sempre', em seu twitter, em meados de 2011, quando ele apreciou bastante a matéria do Tom Tomsk.

Produzido entre 1976-1986, os botões intitulados "Futebol de Luxo e Futebol Super Luxo", que variavam entre 45 mm e 50mm, eram considerados os mais raros de serem encontrados, segundo os colecionadores mais exigentes. Para ver toda a matéria dos times luxuosos, clique no marcador 'Brianezi Gerações'. A Brianezi produziu o time, com escudo retrô, na época em que se chamava 'Spartak TAZ Trnava', nome que durou entre 1967-1988, pertencente a antiga Tchecoslováquia. Hoje o time é o FC Spartak Trnava, da Eslováquia. 

As 'Moscas Brancas' da Brianezi

O referido jogo de botão é tido no universo do colecionismo como 'mosca branca', raríssimo de ser achado. Podíamos encontrá-lo, segundo o catálogo antigo, no modelo 'duas faixas' e no modelo Luxo, maiores, mais caros e mais resistentes que os convencionais. Ambos os modelos eram feitos de material importado, do Japão, em celulóide. Ainda no catálogo, a Brianezi colocou apenas um nome, de forma equivocada, descrevendo apenas como 'Spart' para os brinquedos produzidos para a Tchecoslováquia. Na verdade, dois times que pertenciam a Tchecoslováquia foram feitos na fase áurea da empresa: o Spartak Trnava, da região de Trnava, Eslováquia, que adquiri recentemente, e o Sparta Praga, da romântica e bucólica Praga.
O Sparta Praga, no modelo da segunda fase, com as famosas faixas. Era outro time da antiga Tchecoslováquia, hoje República Tcheca, que a Brianezi produziu. Também com escudo retrô, anos 70.
Detalhes: Aqui vemos o Spartak Trnava, da Brianezi, ladeado por uma relíquia: o Menino Jesus de Praga, original, comprado na própria igreja, na cidade de Praga. Um dos símbolos religiosos da antiga Tchecoslováquia. Estamos vendo também na foto o mascotinho do time, que é um anjinho, confeccionado pela minha querida mãe especialmente para o time eslovaco. O mascote do clube chama-se 'Bíli andeli', em eslovaco. Sua tradução: "Os anjos brancos". Ao fundo, a seleção da antiga Tchecoslováquia, que participou da Copa do Mundo de 1982, do álbum Ping Pong. A melhor edição de Copa do Mundo que eu vi na história das copas!
O mascotinho Bíli e o raríssimo time produzido pela Brianezi, em 50mm, Super Luxo, na sua época mais romântica, final dos anos 70/início dos anos 80.
5 cm ou 50mm: maiores e mais resistentes.


Escudo antigo 1967-1988, o mesmo usado pela Brianezi: o Spartak Taz Trnava.

Escudo atual do time eslovaco.
História do Spartak Trnava

Fundado em 1923, como podemos ver na foto acima, o FC Spartak Trnava é um clube de futebol da Eslováquia que fica na cidade de Trnava. O time disputa a máxima categoria do futebol eslovaco - a 'Fortuna Liga'. O clube foi fundado originalmente como TSS Trnava. Com a chegada do regime comunista foi filiado a indústria metalúrgica.
Na temporada de 1951 conquistou seu primeiro título: a Copa da antiga Tchecoslováquia. Já em 1966/1967 vieram os primeiros títulos oficiais, também pela Copa da Tchecoslováquia. Em 1967, foi campeão da Copa Mitropa, na final contra o Ujpest Dózsa, da Hungria.
A temporada seguinte foi bárbara. Em 1968/1968 alcançou a semi-final da Liga dos Campeões da Europa, caindo diante do Ajax. O Spartak já faturou cinco títulos da Liga da Tchecoslováquia: 1968, 1969, 1971, 1972 e 1973.
1967: títulos da Copa Mitropa e da antiga Tchecoslováquia.
Final 60´s
Fim dos anos 60: muitos títulos já conquistados pela antiga Tchecoslováquia.
O início dos anos 70 também foi recheado de grandes vitórias e títulos inesquecíveis.
Uma antiga edição de uma revista eslovaca. Reparem no mesmo escudo da Brianezi.
A semi-final contra o Ajax, pela Liga dos Campeões, em abril de 1969. O time venceu no seu país, mas perdeu na Holanda.
O belíssimo time de 1968/1969 pela Champions League, quando alcançou a semi-final; o plantel da esquerda para a direita: Jozef Adamec, Frantisek Kozinka, Ladislav Kuna, Stanislav Jarábek, Kamil Majernik, Vladimir Hagara, Jan Hucks (treinador). Agachados, da esquerda para a direita: Karol Dobias, Stanislav Martinkovic, Adam Farkas, Anton Hrusecky e Dusan Farkas.
Spartak Taz Trnava em 1968. Arte hungary. Para adesivação nos botões Gulliver ficam perfeitos.
1968
O time jogava muito em 1969. Jozef Adamec e Kuna eram seus principais ídolos.
1970
1974
Lindo registro histórico, 1970´s, com assinatura de seus ídolos!
1976
Um banner histórico do Spartak e da seleção da Tchecoslováquia, campeã da UEFA Euro de 1976.
Campeão da Mitropa Cup. 1967.
1976-1977

ÍDOLOS
Karol Dobias: campeão pela Tchecoslováquia na UEFA Euro de 1976, contra a Alemanha. Participante da Copa do Mundo de 1970, no México.
Dian, Opalek e Brezina.
Brezina, 70´s: bela camisa.
Jozef Adamec: Seguramente, o atacante está entre os maiores ídolos do Spartak Trnava. Participou de duas edições de Copa do Mundo (1962 e 1970). Profissionalizou-se em 1958 no Spartak, o clube que por mais tempo defendeu. Em 1970, no primeiro jogo contra o Brasil (4 a 1 para a seleção brasileira), ele mencionou o seguinte: "Pelé e o Brasil são espetaculares. Se jogarem como hoje, serão campeões".
Adamec: uma lenda.
Adamec e Masopust (grande ídolo do Dukla Praga) jogando pela célebre Tchecoslováquia, vice campeã mundial, da Copa de 1962.
World Cup 1962
Kuna. Brilhante meio-campista. Participou da Copa de 1970. Um ano antes, foi nomeado o futebolista tchecoslovaco do ano.
Ladislav Kuna: Assim como Adamec, uma lenda do Spartak!
Os participantes da Tchecoslováquia da Copa de 1970. Boa base do Spartak Trnava.
Vladimir Hagara: grande defensor da Copa de 1970.
Jozef Stibrányi, grande lenda do Spartak: centro-campista da Copa de 1962, no Chile. Vice-campeão mundial.

Estádio
O nome do estádio é Antona Malatinského - Anton Malatinsk, em homenagem ao grande ídolo do clube.
Malatinsk
Com capacidade para 19.000 pessoas, a reforma do estádio está sendo concluída. Será a nova casa do Spartak Trnava: City Arena Trnava.
Em fase de conclusão: City Arena Trnava!

A bela Cidade de Trnava: A "Roma Eslovaca".


A cidade eslovaca de Trnava, que fica localizada na região de mesmo nome, possui cerca de 70 mil habitantes. É conhecida como a "Roma Eslovaca". Situa-se a nordeste da capital, Bratislava. Entre seus monumentos destacam-se a Catedral gótica de São Nicolau, do século XIV, o Museu e a igreja barroca de São João Batista.
O FC Spartak Trnava atual.
A linda camisa de 2015
O brasileiro Cleber faz parte do elenco do Spartak.

Vídeo: História do Spartak Trnava

5 comentários:

  1. Ricardo, adorei a foto dos botões do Spartak Trnava ladeados pelo Menino Jesus de Praga e o anjinho que sua mãe confeccionou (eu só retiraria da foto o mascote da Copa 2014). Esses aspectos pitorescos do Leste Europeu sempre enriquecem suas postagens. Ps - aquela palheta colorida é belíssima, outra raridade da Brianezi!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Marco! Fico feliz que tenha gostado. Demorou, mas a matéria ficou muito rica em informação. Desde a compra do botão, a confecção do mascote, tudo foi feito com paixão pelo botonismo!
    O mascote Fuleco da Copa de 2014 está participando de maneira geral. Ele já virou mascote de todas as partidas de botão, por isto, que coloco tb nas fotos! Abraços, muito obrigado, Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Hello
    You have an excellent collection, I was pleased that you many items related to the football of my country, Slovakia ( Eslováquia) and former Czechoslovakia too. They are all amazing.

    greeting / cumprimentos
    Imrich Finta, Eslováquia

    ResponderExcluir