Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

domingo, 31 de agosto de 2014

Coleção do Leitor

Relato de Kleber da Mooca - SP:
"Nasci em 1961 e nos anos 70 jogava botão com amigos da escola. Na maioria das vezes jogávamos no Estrelão. Depois de um tempo fiz um campo maior, de eucatex, onde disputamos alguns campeonatos. Voltando mais no tempo, o primeiro time que ganhei foi da série Crak´s da Pelota, da caixinha azul. Lembro-me que tive um Palmeiras (da série carinhas) e acho que um Atlético - MG. Mas na época os times eram feitos de celulóide, que disputávamos nas relojoarias. Usávamos o termo "celulóide" para qualquer botão feito a partir de 'lentes' de relógio, não importando se fosse de acrílico ou outro material. Aqueles amarelinhos mais velhos eram os melhores, pois normalmente tinham um formato que facilitava encobrir o goleiro no chute. O legal dos times, era que nenhum jogador era igual ao outro, portanto tinham características diferentes. Era como se cada jogador tivesse uma personalidade própria. Eu costumava montar os times com zagueiros maiores e mais altos e os atacantes menores que encobriam o goleiro. Este era feito de com caixa de fósforo, mas ao contrário da maioria que usava chumbo dentro, nossa turma usava arroz ou algo não tão pesado. A ideia era de que, quando uma bola fosse chutada com força na parte de cima do goleiro, ele caísse para trás, desviando a bolinha para linha de fundo, dando a impressão de uma bela defesa".

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Meus campeonatos: Vem aí o Calcio Italiano - Botões Oficiais

Botões para Sempre reedita depois de vários anos o velho calcio italiano, desta vez com 14 times oficiais de fábrica. O primeiro campeonato da 'velha bota' foi feito em 1995, na época de minha faculdade, vencido pelo Milan na final contra o Torino. Para o torneio de 2014 teremos 14 equipes. Assim distribuídas conforme os grupos abaixo:
Grupo A
Verona - Vêneto - Crakes
Torino - Piemonte - Crakes
Juventus - Piemonte - Crak´s
Parma - Emilia Romagna - Brianezi
Grupo B
Napoli - Campânia - Brianezi
Roma - Lazio - Crak´s
Sampdoria - Liguria - Brianezi
Fiorentina - Toscana - Crak´s
Grupo C
Internazionale - Lombardia - Brianezi
Pescara Calcio - Abruzzo - Brianezi
Milan - Lombardia - Crakes
Grupo D
Avellino - Campânia - Crak´s
Genoa - Liguria - Brianezi
Lazio - Lazio - Brianezi

domingo, 24 de agosto de 2014

sábado, 23 de agosto de 2014

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Forza Pescara Calcio - Raridade da Brianezi

Botões para Sempre traz o histórico Pescara Calcio, recém-adquirido, da saudosa fábrica Brianezi, do final dos anos 90. A postagem é em homenagem aos três brasileiros que atuaram juntos nos 'golfinhos do Adriático': Júnior, Tita e Edmar. Saudades!
Arte maravilhosa feita por Riva, by blog "Botões Mania", do Pescara Calcio, 1988-89, com os três brasileiros: Júnior, Edmar e Tita.
Fundado em 1936 com o nome Societá Sportiva Pescara, o time já disputou cinco temporadas na série A da Itália: 77-78, 79-80, 87-88, 88-89, 92-93 e 2012-2013. Pescara é uma cidade da região de Abruzzo, localizada às margens do Mar Adriático, local de muitos golfinhos, (que leva o escudo do time) chamados na região de 'tursiope', que apesar de comum em grande parte dos mares, vive em regiões mais rasas justamente no Adriático Setentrional, onde fica a cidade de Pescara. Todo dia 5 de agosto há uma cerimônia na bela cidade onde os golfinhos são festejados.


1976-77
77-78
1981
1982-83
1988
1998-89. Acervo pessoal do ex-jogador Júnior.
76-77
1977
1981
82-83
1988. Leo Júnior!
Camisa temporada 88-89
Registro histórico de 1977
1976
Júnior, Müller (Torino) e Tita, anos 80
Júnior era o capitão do time, aumentando ainda mais sua popularidade na Itália, onde passou a gozar da simpatia dos torcedores italianos. Para se ter uma ideia, chegou a comandar um programa semanal e esportivo de grande audiência em Pescara. Júnior foi escolhido o melhor jogador estrangeiro da seleção de inverno e ficou entre os 11 melhores de todo o campeonato italiano. Grande Leo Júnior!
92-93

Estádio Adriático
Pescara é uma cidade de cerca de 125.000 habitantes. Localizada ao longo da costa do Adriático, fica na região central de Abruzzo. Situa-se perto da foz do Rio Pescara, do qual leva o seu nome. Faz fronteira a norte com a província de Teramo, a leste com a província de Chieti, a nordeste com o Mar Adriático, a sul e a oeste com a província do Áquila. O local foi conquistado pelos romanos, que dotou a cidade com um porto (um dos mais importantes do Adriático). A economia é muito variada e é baseada principalmente na pesca e no turismo. 
Vídeo em 1988. Pescara e os três gols do brasileiro Tita sobre a Roma! Grande Tita!