Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Nacional Atlético Clube - SP

Botões para Sempre traz uma postagem especial sobre o Nacional, clube tradicional de São Paulo. Aproveitem para apreciar as fotos antigas, históricas e ídolos do querido Naça. 
Oficialmente, a data de fundação do Nacional Atlético Clube é 16 de fevereiro de 1919, mas surgiu em 1903 da iniciativa de funcionários da São Paulo Railway Company, uma companhia ferroviária inglesa que criou o clube para ser uma alternativa de entretenimento e lazer para os ferroviários e seus familiares.
O nome do clube inicialmente era São Paulo Railway Athletic Clube, mas a concessão de serviços da empresa no Brasil terminou em 1946, quando a estrada de ferro foi nacionalizada, e a agremiação teve sua denominação alterada para Nacional Atlético Clube. Mesmo com a mudança, manteve as cores iniciais, o azul, o vermelho e o branco, em alusão à bandeira da Inglaterra.
Escudos ao longo da história
1971
Minha linda camisa do Nacional AC, ainda presente na coleção: comprada pelo meu pai quando era pequeno, anos 80, do antigo material esportivo Décio´s Sports - Lapa - SP
Anos 50. Furlan
1967. Zico, Fedato e Falconi
Anos 60, maravilhosa imagem. Idário, Felício e Falconi.
1962
1964
1967
O craque Ranulfo
Rubens Minelli é o ultimo agachado à direita
Félix, o goleiro da seleção brasileira de 1970, ladeado por Nino e Mário Travaglini, este último muito amigo de meu saudoso avô, o trio de ferro do Naça de 1957
 1958
 
1966
Nacional Atlético Clube Em pé: Valdir, Falcone, Idário, Gonçalves, Zico e Geraldo. Agachados: Zé Maria, Nino, Augusto, Lopes e Nardinho.
 1994 com DECO
Diferente da maioria dos clubes brasileiros, a mascote do Nacional Atlético Clube não é um bicho. O “Ferroviário” nada mais é do que uma homenagem dos fundadores do clube aos trabalhadores da São Paulo Railway Company, empresa inglesa do ramo ferroviário que se instalou no Brasil no início do século passado.
 O Estádio Nicolau Alayon, conhecido também como 'Comendador Souza': localizado dentro da sede do Nacional AC, no distrito da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, onde o clube manda seus jogos.
O querido Naça da Bolagol, original do final dos anos 60, quando a fábrica ainda era chamada de 'Futebol Miniatura'.
 E a cartela do esquadrão de 1967, feita pelo escudófilo David Ribeiro

2 comentários: