Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Madureira Esporte Clube - RJ

Anos 40

1953
Em pé:Weber. Irecê. Apel. Deuslene.Mario e Darcy.
Agachados: Osvaldinho. Rato. João. Paulinho e Osvaldo.
Quem poderia imaginar que, em 1963, o revolucionário Ernesto Che Guevara, na época Ministro da Indústria de Cuba, foi assistir a uma partida do Madureira Esporte Clube. A fotografia acima foi tirada na ilha de Fidel quando o tricolor do subúrbio carioca fazia uma excursão mundial. O clube aproveitava a valorização do Brasil depois da conquista da Copa do Mundo de Futebol de 1962. O Madureira participou de cinco jogos em Cuba, aplicando goleadas. Apesar das derrotas, os cubanos apreciaram a visita dos brasileiros à Havana. Um belo relato do fascínio gerado pelo futebol. Crédito do texto: Site Canelada


1963
Em pé: Vermelho, Nair, Jorge, Telê Santana, Alfredo e Aloísio
Agachados: Geneci, Batista, Robertão, Homero e Alfredinho.
 
Rara foto do Madureira do Rio de Janeiro na década de 1970, quando de um amistoso no Romeirão em Juazeiro. Na época, era treinado por Vavá, centroavante bi mundial pelo Brasil (1958/1962). O primeiro à esquerda (em pé) é Russo, que foi campeão pelo Corinthians no histórico título paulista de 1977, quando quebrou jejum de 22 anos. (Acervo de Tarcísio Facundo)
 1976
 Zé Carioca

4 comentários:

  1. Boa noite!
    Na foto do ano de 1963, gostaria de fazer uma "correção", o sexto jogador que está de pé, não se chama Aloísio, mas sim, Hermínio ele é meu avô!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se existe algum registro de meu pai que jogava como beck central entre os anjos 50 e 60. O bom dele era Geraldo Neves de Almeida. Se tiverem ficaria muito grato de guardar esta memória do meu velho. Favor enviar para meu e mail gilmartamoios@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Somente o Madureira p furar o bloqueio e ir a Cuba e a China, por esses motivos virei Madureira Atletico Clube e hoje sou Madureira Esporte Clube. Vamos Madura rumo a Libertadores em 2025.

    ResponderExcluir
  4. Na foto do ano de 1970, em Juazeiro, o jogador Ruço, que depois foi ídolo no Corintians, é o primeiro AGACHADO, da esquerda para a direita. Não é o que está em pé.

    ResponderExcluir