Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 9 de abril de 2011

CEUB - Centro de Ensino Unificado de Brasília (DF) 1973

Olá, amigos colecionadores! Hoje mostro o CEUB (DF) versão 'carinhas', do time de 1973, que disputou o Campeonato Brasileiro da 1º Divisão. Aliás, foi a primeira participação de um clube candango na elite do futebol nacional. A curiosidade fica por conta deste time que ganhou meu campeonato Máster da série C, jogado apenas com Gullivers 'carinhas'.


Um pouco da história do CEUB


O primeiro escudo foi muito usado na universidade. Já o segundo foi o mais utilizado nas camisas do clube.

Criado em 1969 por universitários do Centro de Ensino Unificado de Brasília, o CEUB foi a primeira equipe Brasiliense a disputar a divisão principal do campeonato nacional, em 1973. Entretanto, a vida da equipe foi curta. A primeira edição do Campeonato Brasiliense, em 1976, marcou também o fim do CEUB. O time ganhou os dois primeiros turnos. Liderava o terceiro e último quando a federação local virou a mesa, determinando que fosse disputado um quadrangular para apontar o campeão e representante do Distrito Federal no Brasileirão. A diretoria do CEUB não aceitou. Irritado com a posição do CEUB, Heleno Nunes, Presidente da antiga CBD (hoje CBF), determinou que o Distrito Federal não teria representante no Brasileirão. A manobra antecipou o fim do clube, que também tinha problemas financeiros. Hoje, tudo que restou do CEUB foram troféus e recortes de jornais guardados no escritório de Adílson Peres, advogado, que foi o presidente do CEUB naquela época. "Sinto saudade daquele time", afirma.

Títulos: Campeão do Distrito Federal em 1973
Melhor Colocação em Campeonatos Brasilienses: Campeão do Distrito Federal em 1973
Participações em Campeonatos Brasileiros: 33º (1973); 37º (1974); 31º (1975)

Inauguração do estádio Mané Garrincha 1974 (Ceub 1 x 2 Corinthians)
CEUB 1973.
Valdir, Jadir, Lumumba, Emerson, Noé e Rildo;
Marreta, Oldair, Marco Antonio, Dario, Xisté e Dinarte

 crédito das fotos: Acervo Valdir Appel (http://valdirappel.blogspot.com), Milton Neves (http://terceirotempo.ig.com.br) / Revista Manchete Esportiva.

Um comentário:

  1. Salvo engano, nesta última foto, quem está ao lado de Dinarte é o jogador Renê...

    ResponderExcluir