Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Homenagem ao Budapest Honvéd - Hungria (Hungary) - campeão de minha Copa UEFA

Olá, amigos colecionadores! Hoje posto uma matéria sobre o Budapest Honvéd, célebre time húngaro que ficou conhecido no mundo inteiro devido ao mitológico time do final da década de 40 e primeira metade da década de 50. Este time sagrou-se campeão de minha II Copa UEFA 2010, que é hoje a Liga Europa. Seu nome atual e completo é Budapest Honvéd FC e disputa o Campeonato Húngaro de Futebol. Já possuiu os seguintes nomes: Kispesti FC, Kispesti AC, Budapesti Honvéd SE, Kispesti Honvéd FC.
A data de fundação do time é 03 de agosto de 1909. Possui um estádio para 15.000 torcedores que se chama József Bozsik. O famoso ataque tinha nomes como Czibor, Kocsis e Puskas. Em 1949, o Honvéd teve de mudar de nome de Kispest para o nome de como é conhecido até hoje, tornando-se assim a equipe do Exército vermelho, pois nesse período a Hungria vivia sob um regime militar muito forte. O time tem 13 títulos nacionais e 07 da Copa da Hungria.
 O lendário Puskas..

O botão: Quem é amante do futebol de mesa sabe muito bem, quem já não montou ou teve curiosidade de montar seu próprio time de botão? Pois bem, o famoso Budapest Honvéd é um time "montado". Utilizei seu escudo e adesivei sobre um botão maravilhoso da marca Crakes. O resultado acredito que ficou satisfatório.
 Detalhe do time Budapest Honvéd
Elenco de 2010-2011. 
http://honvedfc.hu

 Honvéd x Vasas.


O estádio Bozsik

 Foto histórica.
Puskas vestindo a camisa do Honvéd.
Foto da final da Copa do Mundo (World Cup) de 1954 entre Hungria e Alemanha. Puskas era o grande destaque do timaço da Hungria. foto: FIFA


Lances do jogo da final entre Hungria e Alemanha, de 1954.
 Álbum de figurinhas "Ping-Pong" da Copa do Mundo de 1982. A seleção da Hungria ficou famosa nesta copa por ter feito a maior goleada da história das Copas do Mundo, ao bater El Salvador pelo placar de 10 x 1. Acervo Ricardo Bucci.
Abraços a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário