Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

domingo, 26 de dezembro de 2010

Coleção Azes da Pelota - Estrela - 1958

Olá, amigos colecionadores! Hoje trago uma coleção que fez muito sucesso entre 1958-1960: "Azes da Pelota", da Estrela, que, segundo o pesquisador Jorge Farah, ex-Presidente da Federação Paulista de Futmesa, surgiu em fins dos 50´s. Foram um dos primeiros jogos de botões de plásticos industrializados pela 'Manufatura de Brinquedos Estrela', a gigante fábrica brasileira criada em 1937. Outras marcas da Estrela da época também foram feitas como Campeões de Futebol (Futebol em Família). Os botões de ambos eram os mesmos: de plástico rígido, duro, com uma abertura no meio e muito parecido com os históricos Bolagol, tanto fisicamente, o goleiro, a trave etc. A única diferença que encontramos, já que visualmente tanto estes botões como os Bolagol eram super parecidos, podem ser notados nos escudos (com nuances diferentes, exemplo o Palmeiras em 'P'). Além do fundo do botão onde encontramos uma pequena circunferência no fundo do plástico, com um minúsculo símbolo, ou também, em alguns botões, com o próprio símbolo em forma de 'estrela'. Esta coleção é bem rara e, quando encontrada, deve ter um preço bem elevado, sobretudo em sites de compras virtuais, infelizmente.
Caixa Original de 1958 com os times Palmeiras e Santos da coleção: 'Azes da Pelota', da Estrela, de Botões para Sempre.
O Tricolor e o Timão da Estrela de 1958 de minha coleção particular.
Escudo dos anos 50
E os botões originais desta coleção do fim dos anos 50: reparem também acima que o escudo da Estrela do São Paulo Futebol Clube não apresentava 'os pontinhos' que separavam as letras SPFC; já nos Bolagol da 'Santa Maria' vinham com os 'pontinhos'...
Esta foto acima pertence ao site Brinquedos Raros
Logos históricos da Estrela: observem o ano 1958, o mesmo emblema verificado na caixinha 'Azes da Pelota'

3 comentários:

  1. Seu blog é expetacular PARABÉNS...
    Um verdadeiro baú do futebol de botão...
    Feliz 2011, fique com Deus

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Glauco! Eu que agradeço!
    Um excelente 2011 pra você. Com muita saúde e paz!
    Seu blog virou um portal fantástico, simplesmente maravilhoso.
    Como você diz: "Dá-lhe botão na veia!"
    Abração
    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Cara, na boa, descobri seu blog hoje. Este botão do são paulo eu tenho um muito antigo e muito parecido com este da imagem que vc postou. Não estou brincando. Tenho até um time com as imagens recortadas dos jogadores da seleção de 1962, que foram coladas nos botões. Achei que somente eu tinha essas coisas, que datam quase 40 anos. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir