Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

domingo, 7 de novembro de 2010

Maguary (CE) - A volta do "Clube dos Príncipes"

O Sport Club Maguary foi fundado em 01 de janeiro de 2009 e atualmente disputa a 3ª divisão do futebol cearense. O clube que por meio de homenagem em seu nome, escudo e uniforme, busca reviver as glórias e a fama do extinto Maguari (escrito com "i"), fundado em 24 de junho de 1924 e detentor de quatro títulos estaduais (1929, 1936, 1943 e 1944) e sete vice-campeonatos.
O antigo clube foi um dos mais elitizados do futebol alencarino, embora contasse com a simpatia do povão, chegando a ter a maior segunda torcida do estado. Seu uniforme era todo branco, com uma faixa horizontal preta na altura do peito. O chamado "Clube dos Príncipes" foi extinto em 1945. Em 1972 tentou-se a volta do clube com o nome de Maguari Esporte Clube, porém durou apenas até 1975.
Escudo atual (laranja) e o antigo (preto e branco):
1972 Recordando. Maguari no Romeirão em Juazeiro. A partir da esquerda (em pé): Jurandir, Gilson, Dema, Ivan Limeira, Iris, ? . (Agachados): Chico Alves, Zé Maria, ? , Zé Maria Paiva e Ibsen. Foi a primeira tentativa de retomada do Maguari, após sua extinção na décacada de 1940. (Acervo de Tarcísio Facundo).
 

Maguari de 1944, agora com todos identificados pelo pesquisador Airton Fontenele. A partir da esquerda (em pé): Ubaldo, Pedro, França, Galego, Henrique e Louro. Na mesma ordem (agachados): Zé Maria, Valdemar, Zé Augusto, Popó e Carlinhos. Foto batida em Belém quando de uma temporada no Pará em 1944. 
Coluna Tom Barros - DN


Foto do time antigo, com o nome de Maguari (com "i"). Em pé (da esquerda para a direita): Raimundo de Horta; Pardão; Ramalho; Milton Bandeira; Simão; Pedrinho e Augusto. Agachados: (na mesma ordem): Mundinho da Padaria; Geraldinho; Zé Grande; Buchada; Pintinho e Vicentinho.

Abaixo: Antigo "Campo do Prado", em tarde de jogo entre as equipes do Ceará e Maguari, em 1927. Foto: Arquivo Nirez

 Foto de 2010, entre as equipes do América (CE) - time que revelou o craque Canhoteiro para o futebol, e o Maguary, pela 3ª divisão do futebol Cearense, jogo este que já decidiu o estadual. crédito da foto: Deivyson Teixeira (O Povo).

Maguari 1973 O POVO
 Em homenagem ao Sport Club Maguary, segue o time que eu fiz, em sua versão Gulliver...

2 comentários:

  1. Muito legal o que você escreveu sobre o Maguary. Espero que ele volte a conquistar muitos títulos como antigamente!

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço seu comentário! Os times do Norte-Nordeste terão muito destaque em "Botões para Sempre". Eu também torço para que o Maguary volte a conquistar títulos!
    abs
    Ricardo

    ResponderExcluir